Foi em 1998 que tudo começou... para as adaptações dos livros Harry Potter para filmes. Pois foi quando J.K. Rowling vendeu os direitos de filmes dos primeiros quatro livros publicados à Warner Bros. Pictures por 1 milhão de Libras.
As exigências de Jo foram que o elenco principal devia ser todo britânico excepto algumas excepções como a de Richard Harris para o papel de Dumbledore e como a dos castings franceses para o 4.º filme.
Depois de serem considerados vários realizadores como Steven Spielberg, Alan Parker e etc., Chris Columbus foi o escolhido para realizar Harry Potter e a Pedra Filosofal a 28 de Março de 2000. As filmagens começaram a Outubro de 2000 nos estúdios Leavesden e em Londres e o fim da produção foi em Julho de 2001. A sua estreia nos grandes ecrãs foi a 14 de Novembro de 2001. Três dias logo a seguir à estreia do 1.º filmes, a produção do 2.º começou de imediato. As filmagens acabaram no verão de 2002 e a sua estreia foi a 15 de Novembro de 2002. Já com um novo realizador, a produção para o Prisioneiro de Azkaban tinha já começado antes da Câmara dos Segredos ser estreado. Depois das filmagens terem sido feitas em 2003, o filme estreou a 4 de Junho de 2004. O mesmo seguiu-se com o Cálice de Fogo, a produção começou logo antes do 3.º filme estrear, por isso Mike Newell foi o escolhido para realizar este 4.º filme que estreou a 18 de Novembro de 2005. Já nos últimos 4 filmes, 3 já nas lojas em DVD e Blu-Ray e 1 para estrear, o escolhido para realizar estes filmes foi o David Yates, anteriormente realizador de televisão.
A Março de 2008, foi anunciado pelo presidente da Warner Bros. a divisão de Harry Potter e os Talismãs da Morte em duas partes, com início de produção de ambas partes marcada para Fevereiro de 2009. E claro que no meio disto J.K. Rowling não ficou para trás, calma. ;) A nosso querida Jo ganhou "controlo criativo" nos primeiros 6 filmes, ou seja, ajudava na edição dos filmes. Já nos últimos dois filmes, um ainda para estrear, Jo deu um passou maior e juntou-se a David Heyman e David Barron na produção. Com todo o apoio da escritora em todos os filmes, ela escolheu a parte um de Talismãs da Morte como o seu favorito. Além de isto ser declarado ela também escreveu no site o seguinte sobre as adaptações "livro-filme":
É impossível integrar todas as frases de um dos meus livros apenas num filme que é para ser mantido com menos de 4 horas de duração. Obviamente que os filmes têm restrições que os livros não têm, restrições de tempo e orçamento; Posso criar efeitos de deslumbramento em nada mais do que confiando na interacção da minha própria imaginação com a dos meus leitores.
Se alguns bem se lembram, em Fevereiro de 2011 nos British Academy Film Awards, todos os filmes de Harry Potter foram premiados com um Michael Balcon Award for Outstanding British Contribution to Cinema. Para recebê-lo esteve a escritora J. K. Rowling com os três Davids da equipa técnica e os actores Emma e Rupert.
9 DIAS!
Sem comentários:
Enviar um comentário