10 DIAS: OS FRUTOS DO MUNDO DE "HARRY POTTER"

3 de julho de 2011 // Categorias: ,


Os frutos no impacto cultural foram muito bons, querem saber como? Desde eventos de lançamento dos livros mundialmente em sintonia, o record de vendas rápidas em apenas 24h mundialmente, e os podcasts que lideram o top de ranking dos iTunes.

E foi no ano 2000, com a aproximação do lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo, os fãs estavam tão ansiosos que se começaram a fazer os eventos de lançamento mundiais à mesma hora, às 0h. Além do lançamento do livro, havia entretenimento antes das 0h, como pinturas faciais, mini jogos, e outro entretenimento ao vivo.
Estes eventos começaram a ser tão populares que Harry Potter e o Príncipe Misterioso vendeu nas primeiras 24h, das 10.8 milhões de cópias iniciais, quase 9 milhões de cópias. E foi Harry Potter e os Talismãs da Morte que quebrou o record do livro da história vendido mais rapidamente com as 11 milhões de unidades vendidas nas primeiras 24h do seu lançamento.
Além disso, a saga trouxe também fãs adultos, fazendo com que alguns editores começassem a querer fazer duas capas diferentes, umas infantis e outras para os adultos. Não só isto, mas também os blogues, podcasts, videoblogs e fã sites dominaram o mundo com notícias, novidades, extras e muito mais, de Harry Potter.
Outro orgulho Potteriano foram os grande podcasts, o PotterCast (The Leaky Cauldron) e o MuggleCast (MuggleNet), que chegaram ao top spot no ranking dos podcasts dos iTunes, e estão entre os 50 podcasts favoritos.

Prémios e honras foram algo que a saga também conseguiu alcançar:
  • 4 Whitaker Platinum Book Awards (2001);
  • 3 Nestlé Smarties Book Prizes (1997–1999);
  • 2 Scottish Arts Council Book Awards (1999 e 2001);
  • 1 Inaugural Whitbread children's book of the year award (1999);
  • 1 WHSmith book of the year (2006).
Entre outros. Em 2000, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi nomeado para Best Novel nos Hugo Awards, enquanto em 2001, Harry Potter e os Cálice de Fogo ganhou na dita categoria. Honras podem ser, por exemplo, um louvor para a Carnegie Medal, 1997, a presença numa breve lista para os Guardian Children's Award (1998), e outras numerosas presenças iguais como em livros notáveis, editors' Choices, e na lista de melhores livros pela American Library Association, The New York Times, Chicago Public Library, e Publishers Weekly.

Comercialmente falando, o sucesso foi simplesmente enorme. A enorme popularidade da saga trouxe a J.K. Rowling, aos seus editores e a outros comerciantes relacionados com Harry Potter, um sucesso financeiro importante. Este sucesso fez com que a nossa querida escritora seja assim a primeira escritora mundialmente bilionária, também o autor pois nenhum escritor masculino é bilionário. Mundialmente, os sete livros venderam mais de 400 milhões de cópias e trouxeram ao mundo as fantásticas adaptações de cinema produzidas pela Warner Bros. Pictures. Depois os filmes ascenderam a oito videojogos, sendo que o oitavo está a 9 dias de estar mundialmente à venda, além de mais outros milhões de produtos Harry Potter (como o Harry Potter iPod). Tudo isto fazendo com que a marca HP tenha o valor de $4 biliões e J.K. Rowling o valor de $1 bilião! Fazendo com que alguns repórteres digam que Jo é mais rica que a Rainha Elizabeth II, mas claro que Jo declarou que isso era mentira.

A grande busca pelos livros da saga fez com que a New York Times tenha criado, em 2000, uma lista de literatura para crianças que fez com que a os livros de Jo tenham ficado no topo durante 79 semanas consecutivas. Em Abril de 2007, a Barnes & Noble declarou que o sétimo livro quebrou o record com mais de 500.000 milhões pré-vendidas através do site deles. Para o lançamento do quarto livro, 9 mil carrinhas da FedEx foram usadas só para entregarem os livros. Juntas, a Amazon.com e a Barnes & Noble fizeram mais de 700.000 pré-vendas do livro. E há muitos mais outros records, como os do sexto e sétimo livros, como foi mencionado acima.

É fantástico o sucesso da saga não é? Querem ainda mais uma prova? Aqui está, a sinopse do primeiro livro no site da Editorial Presença:
Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J.K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa. Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.

10 DIAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário