Foi à 21 anos atrás que tudo simplesmente... "surgiu". É verdade, foi mesmo assim... a nossa querida Jo estava num comboio de Manchester » Londres completamente cheio de pessoas quando de repente "veio-lhe à cabeça" a ideia de "Harry Potter". Claro que isto é da experiência, pois J.K. Rowling começou a escrever aos 6 anos de idade, mas: "nunca estive tão excitada sobre uma ideia como a de Harry. Estive sentada durante 4 horas (atrasadas) no comboio só a matutar nesta ideia de um rapazinho de cabelos escuros que não fazia a ideia que era um feitiçeiro... e os detalhes continuavam a vir-me à cabeça, sem parar... Uma ideia que começou a tornar-se tão mas tão real para mim."
Jo completou o 1.º livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1995 e o manuscrito foi enviado para vários agentes em perspectiva. Mas foi o 2.º agente que lhe enviou o manuscrito à publicadora Bloomsbury, e após 8 tentativas e rejeições noutras publicadoras, foi com essa mesmo que Jo prosseguiu, com pagamento de 2500 libras de adiantamento de publicação. E então foi em 1997 que o livro começou a ir para as bancas finalmente. Apesar da declaração de Jo, os publicadores, decidiram criar um público-alvo para os livros, público esse entre os 9 e 10 anos de idade. Já na véspera da publicação, outra discussão criada foi a adopção de um nome mais de "unisexo" para atrair mais rapazes daquele grupo de idade. E então ficou assim: J.K. Rowling, sendo Kathleen o nome da avó de Jo, pois Jo não tinha nome do meio.
E foi a 30 de Junho de 1997 que o livro foi finalmente publicado pela Bloomsbury, publicadora de todos os livros de Harry Potter. Já nos Estados Unidos, foi lançado no dia 1 de Setembro de 1998, pela Scholastic, com o nome de Harry Potter and the Sorcerer's Stone, pois a Scholastic temia que os americanos não relacionassem a palavra Philosopher com magia e fantasia, mas tem relacionamento... e é com alquimistas. Rowling recebeu $105,000 pelos direitos americanos de publicação. Uma quantia sem precedente para pagar um livro de crianças, naquela altura lançado como autor anónimo. Em Portugal, o livro teve o seu lançamento a 14 de Outubro de 1999.
Harry Potter e a Câmara dos Segredos, foi publicado na Grã-Bretanha a 2 de Julho de 1998, O Prisioneiro de Azkaban um ano mais tarde, a 8 de Julho de 1999, O Cálice de Fogo exactamente um ano depois do seu antecessor, e A Ordem da Fénix no dia 21 de Junho de 2003, sendo o livro da saga com mais páginas, 766 britânicas, 870 americanas e 750 portuguesas. O Príncipe Misterioso no dia 16 de Julho de 2005, vendendo mais de 9 milhões de cópias em 24h mundialmente, e Os Talismãs da Morte no dia 21 de Julho de 2007, vendendo mais de 11 milhões de cópias em 24h mundialmente.
11 DIAS
Sem comentários:
Enviar um comentário