A minha crítica a Talismãs da Morte: Parte 1

24 de novembro de 2010 // Categorias: ,

Aqui está, como prometido, a minha crítica ao mais recente filme da saga, "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1". Aviso desde já que contém muitos SPOILERS! Por isso se ainda não viste o filme não leias a continuação deste post.

Peço também a vossa colaboração connosco neste projecto e mandem as vossas críticas a nós, clica aqui para mais info.

"Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1" encontra-se em exibição em 104 salas por todo o país, em formato 2D[normal] e Digital.


Lê a crítica clicando em "Ler Mais"
O que estás prestes a ler contém SPOILERS, se ainda não viste o filme em evidência, não leias o resto.

Então, para começar, Talismãs da Morte Parte 1 tem uma mistura de sentimentos (momentos tristes e engraçados) e de emoções.

Eu penso que o filme começou muito bem, mostrando o discurso do Scrimgeour e o trio. A cena da ascenção de Voldemort foi muito boa e fiel ao livro, transmitindo um pouco de suspense, a ironia de Voldemort, tal como raiva, as "crianciçes" de Bellatrix, e mais... Outra cena também muito boa foi a dos sete potters; o Dan esteve óptimo nessa.
Fiquei emocionado com a morte de Hedwig, um momento muito triste, apesar da coruja não ser relembrada como no livro... Ah, e já me esquecia, a gravidez da Tonks! Ela prestes a contar e pronto... o olho-louco tinha de interromper... Não sei o que Yates pretende fazer, mas espero que mencionem a gravidez na parte 2.
A cena do Ministério, apesar de ter parte muito engraçadas mesmo xD, é tensa. Em relação à fuga na floresta (em que o trio foge dos sequestradores), pode ser longa e não estar contida no livro, mas gostei... é sempre bom ver um pouco mais de luta nestas histórias :P

Agora vou criticar o facto do passado de Dumbledore ser pouco, mas pouco, explorado que causou o não mencionamento da Ariana, a pouca visualização do jovem Grindewald. Também não gostei muito do facto de não exibirem a dança de Hermione com o Krum, o facto da morte (nem percebi bem se aquilo foi morte ou apenas atordoamento) do Wormtail não ser tão explícita como no livro, se bem que retratar essa morte no filme ia torná-lo ainda um pouco mais "pesado"/"negro". Ahh, e a morte do Moody Olho-Louco é então melhor nem comentar. Não mostrarem a sua morte e ele não ser relembrado como no livro? Sinceramente!
Outro facto a criticar foi um pouco de "excesso" na parte da sensualidade... a parte do beijo de Harry e Hermione ainda se percebe por estar no livro... mas no filme aquilo foi um beijo "selvagem"... mas a parte em que a Ginny pede a Harry para lhe apertar o vestido e eles beijam-se não percebo... mas, mesmo assim, elas encaixam perfeitamente xD

Agora sim... os momentos mais assustadores... Ao início na cena da ascenção nota-se perfeitamente com a morte da Prof.ª Charity, que depois a Nagini "lança-se" a ela, dá para ver bem a itensidade do filme. Então e depois a Bathilda? Essa cena foi praticamente toda cheia de suspense, primeiro quando Harry e Hermione estão a ver a casa de Harry, do nada ela aparece ao lado deles (aí pensei: esta cena vai ser bonita vai :P), e depois disso é, claro, a parte em que ela se transforma e quando ela cai das escadas que, durante momentos parece que morreu, mas é aí que TRÁS! ela aparece, do nada e vinda em relance! Nesse momento eu saltei da cadeira e pus o meu braço à frente da minha cara (ficou toda a sala a olhar para mim). Imagino se o filme fosse em 3D... eu caia era para trás.
Outro momento que me incomodou foi o sofrimento de Hermione na cena da mansão dos Malfoy... ela dava cá uns gritos, como já disse incomodativos e talvez arrepiantes para algumas pessoas... A Emma, esteve óptima nesta cena!

Agora os momentos "soft", ou melhor, os emocionantes, que começaram logo de início com o "Obliviate", a Hermione a apagar a memória aos pais, a morte de Hedwig, ver também o flash do Dumbledore a cair fez-me lembrar ele a se morto em Príncipe Misterioso, e a mais emocionante de todas: a morte de Dobby... é que ver ele no 2º filme sempre simpático e engraçado para o Harry, o mesmo aconteceu neste, e depois vê-lo a morrer é horrível. Eu quase que chorei! Foi um momento mesmo que "tocou".

Vou passar agora aos elogios, aos novos actores e não só... Andy Linden, que deu um óptimo Mundungus Fletcher, a Carolyn Pickles, que esteve óptima a fazer de Charity Burbage e, claro, ao nosso querido Voldy (Lord Voldemort), ou melhor, ao seu intérprete: Ralph Fiennes, que desta vez fez um papel excelente na representaçao do vilão da saga. E outro que não me podia esqueçer, ao Rupert, fez um óptimo papel também em todo o filme, e ainda mais na cena da destruição do medalhão-Horcrux. Vale a pena destacar a Hermione que, segundo algumas outras críticas, ela foi a "dona"/ ela é que se destacou neste filme Harry Potter.

Não tanto como nos outros, a Banda Sonora de Talismãs da Morte Parte 1 esteve excelente, sempre bem encaixada no filme.

Em conclusão...
Este, para mim, foi o melhor filme da saga até agora, apesar de certas lacunas não estarem devidamente preenchidas!

Mas, obviamente, isto tudo não passa de uma opinião.

NOTA: 0 - 10 » 8,25

Sem comentários:

Enviar um comentário